sexta-feira, outubro 27, 2006

DOMINGO É O DIA

Domingo, tudo acabará. Melhor dizendo, tudo recomeçará.
A campanha, como já anunciavam os meses que a precederam, foi radicalizada. No primeiro turno, todos contra Lula. No segundo, um freio de arrumação colocou, de novo, cada coisa em seu lugar. O debate voltou a ser politizado e a máscara ética, que marcou os candidatos de oposição no primeiro turno, caiu.
Agora, esperamos que surjam as condições para um mínimo acerto entre as diversas forças políticas. Não haverá reforma política com bons resultados sem que PT, PSDB, PFL, PMDB e PDT, ou seja, os maiores partidos, tenham a disposição para resolver os problemas já há muito identificados.
O sistema eleitoral e o sistema de governo estão falidos. As alternativas passam pela fidelidade partidária, pelo voto distrital misto, pelo rigoroso controle dos gastos de campanha (talvez pelo financiamento público), pela manutenção da cláusula de barreira, dentre outras.
Tudo deve ser voltado a corrigir as falhas de um sistema vocacionado para as crises, no qual as maiorias são acertadas após as eleições, sabe-se lá a que custo.
Que o país, a partir de segunda, construa a estrutura para não repetir as crises dos anos que passaram.
Boa sorte a todos.

Nenhum comentário: