sábado, outubro 24, 2009

40 anos

Hoje, completo 40 anos de vida.
Há 10 anos, eu era doutorando na UFPE. Fiz a disciplina Teoria Geral do Direito com o Professor Lourival Vilanova. À época, ele já era aposentado e dava aulas apenas na pós-graduação. A cada semestre, era necessário escolhar alguém da turma para ir à casa do professor buscá-lo e, após a aula, deixá-lo em casa. Naquele semestre, a tarefa honrosamente coube a mim. Era um prazer imenso conversar no carro, entre Boa Viagem e a Faculdade. Aprendia muito e tomava consciência da minha monumental ignorância (consciência que todos deveriam buscar).
Em uma viagem dessas, o professor perguntou a minha idade. Quando eu disse que tinha 30 anos, ele falou:"que idade bonita, mas você vai piscar e tará 60".
Fiquei assustado com aquilo. Mas, sei que ele tinha razão. Essa é uma das fases mais interessantes da vida - creio que entre os 30 e os 60.
Os últimos 10 anos foram muito intensos: tornei-me um Procurador (Município do Recife) mais experiente, virei professor (Unicap), terminei o doutorado (UFPE), fiz concurso para professor (UFPE), fui coordenador de curso (Unicap), fui conselheiro e presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB-PE, sou coordenador da ESMAFE 5a Região, sou coordenador adjunto da área de Direito da CAPES, dentre outras realizações profissionais que talvez o pessoal da maternidade pública em Parelhas-RN, em 1969, não imaginasse para aquele menino do cabeção.
Mas o melhor veio na vida pessoal. Conheci Carol, que me convenceu que o casamento é uma coisa boa e com quem já estou casado há quase seis anos. Com ela, realizei uma das melhores obras que um ser humano pode assinar: sou pai há quase três meses. O sorriso matinal de Vinícius tem sido combustível para o meu dia. Desde o início de agosto, os meus dias são determinados pelo turbilhão de sentimentos, bons sentimentos, que ele proporciona com o seu bom humor nas primeiras horas do dia. Sei que os próximos dez anos serão diferentes e vejo no sorriso de Vinícius que serão melhores.
Estou lutando, com Carol e Vinícius, para aproveitar bem o intervalo entre duas piscadas.
Vamos em frente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns de novo! Muita paz e alegria pra vc, agora com Vinicius.
Não sabia que tu tinha um blog tbm, descobri agora pelo Twitter (entrei essa semana, ainda muito dificil). Dá uma olhada no meu tb, especialmente na página "Unicap": http://www.direitoesubjetividade.wordpress.com

Sds fraternas, João