segunda-feira, setembro 28, 2009

Sobre os "juristas" que tudo sabem

Eu fico impressionado, todos os dias, com o espaço que é dado aos profissionais do Direito na sociedade. Sempre há alguém querendo ouvir a opinião do "jurista", mesmo em matérias sobre as quais nós pouco temos a dizer. A imprensa alimenta esse mito. Na Administração pública estou cansado de ir a reuniões nas quais se discute formulação de políticas e, de repende, alguém vira pra mim e pergunta: "o que pensa o jurídico". Nós sempre aproveitamos para falar, por mais que não seja nada "jurídica" nossa opinião. Às vezes, confortamos os cheios de dúvidas, que continuam com elas, mas têm o "jurídico" ao seu lado. Nos jornais, vejo discussões sobre reformas políticas e lá estão os "juristas" exercendo o poder que lhes é reservado. A opinião desses especialistas em nada é tão importante, quando falamos em reformas constitucionais que não tocam em cláusulas pétreas, quanto a opinião de qualquer cidadão.
Depois, continuo.

Um comentário:

Maicon disse...

Eu acredito que essa "mania" de perguntar tudo ao "jurídico" decorre de dois fatos, 1. Falta de educação de base. 2. Falta de bom senso por causa do disso.
Em geral, ninguém aprende nada sobre legislação a não ser que estejam diretamente vinculadas a isso ou sejam MUITO curiosas.
A maioria das pessoas se contenta com o que é exposto na mídia. Só procuram saber que existe direito quando de fato ele é violado.