terça-feira, junho 15, 2010

Lula e o reajuste dos aposentados

Lula mostrou, mais uma vez, inteligência, ao sancionar o reajuste para os aposentados e vetar o fim do fator previdenciário. O primeiro, todos sabem o que é. O segundo, apenas iniciados entendem. Assim, ele desarma a bomba que a oposição e aliados irresponsáveis colocaram no colo dele. Oposicionistas que vivem reclamando dos aumentos de custos do Estado votaram a favor do reajuste, só para ver Lula, em ano eleitoral, indisposto com aposentados. O veto era esperado por todos os oposicionistas, que se deram mal.
Qualquer pessoa como juízo razoavelmente ajustado sabe que não é bom para a economia tal reajuste. Os gastos públicos crescem a limites perigosos. Mas a responsabilidade não é só do Presidente. Quem tem convicção quanto à necessidade de controlar gastos não pode votar a favor do reajuste só para criar armadilhas ao Chefe do Executivo. As decisões políticas vão além de argumentos técnicos e consideram variáveis mais complexas. Diante de todos os elementos que essa questão envolvia, a decisão de Lula demonstra acerto político digno de elogio.

quinta-feira, junho 03, 2010

E Israel?

É impressionante haver, ainda, gente na imprensa que dá o benefício da dúvida a Israel no caso do ataque à flotinha. Nada do que o governo israelense diga justifica que, em águas internacionais, invadam navios e matem pessoas. Ridícula é a alegação de que os soldados foram atacados com "ferros" e "facas". Mesmo que fosse verdade, a desproporcionalidade da resposta estaria evidente. Também chama a atenção o fato de que, pegas em águas internacionais, as pessoas que estavam nos navios foram levadas para território israelense e obrigadas a assinar termo confessando que entraram ilegalmente no país. A cada dia é mais evidente que, com o governo conservador de Israel, não há possibilidade de paz, já que ele joga internamente com um discurso de confronto a úteis inimigos.